quarta-feira, 23 de setembro de 2009

DIA DA SOLIDARIEDADE 2008.

Bento Gonçalves, 01 de maio de 2008.


Tendo como objetivo comum a inclusão de PESSOAS COM DEFICIÊNCIA e a conscientização da sociedade das capacidades e dificuldades enfrentadas por elas, o Instituto Luz dos Olhos Meus, parceiro do COEP na divulgação e execução do Dia da Solidariedade, e do NAPNE do CEFET BG, desenvolverá no dia 20.05.2008, atividades de integração e vivência.
Durante esse dia, receberemos no CEFET BG deficientes de diversos segmentos que desenvolverão junto a alunos e servidores atividades que simulem seu deslocamento e experimentações quanto a sua percepção do mundo.
A vivência será realizada nas instalações do CEFET, onde também ocorrerão palestras sobre tecnologia assistiva e recursos para integração social.


ATIVIDADES


- Caminhadas com olhos vendados;
- Acesso as dependências de cadeira de rodas;
- Experimentação de situações e sensações;
- Conversa com os professores(inclusão em sala de aula);
- Vídeos;
- Métodos e mecanismos para a educação de pessoas cegas e de baixa visão (workshop)
- Palestra (dirigida aos alunos e servidores)*.

*ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO: UMA QUESTÃO DE ATITUDE

Tópicos abordados:

- Contextualização histórica (Breve introdução do tratamento do tema “Deficiência” na história da humanidade)
- Uma avaliação da sociedade atual (Barreiras Físicas versus Barreiras Atitudinais).
- A quebra dos paradigmas do senso comum (desconstrução de mitos e a avaliação da verdadeira função da pessoa com deficiência na sociedade atual)
- O papel da coletividade para com o deficiente e do deficiente para com ela (abordagem do preconceito e da preservação das características pessoais dos indivíduos com deficiência, sob a temática: Igualar os desiguais também não seria uma forma de barreira?).

Duração média: 40 minutos.

SUPERAÇÃO

• Breve palestra de voluntário da ADVBG sobre superação de limites, com vídeo demonstrando deficientes prticando esportes radicais.

AVALIAÇÃO

As atividades contaram com a participação de um número significativo de pessoas, as quais demonstraram grande interesse e sensibilização.
Durante as vivências, os participantes surpreenderam-se com as experimentações e demonstraram entusiasmo em relação aos conhecimentos adquiridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário